Border Collie – Tudo sobre a raça

Border Collie

Border Collie – Tudo sobre a raça

Tudo sobre a raça – BORDER COLLIE

O Border Collie é o cão queridinho dos adestradores e donos de gado ou rebanhos de ovelhas (veja nosso vídeo AQUI), isso porque o Border além de lindo, é um cão de trabalho excepcional criado para pastorear ovelhas na Grã-Bretanha, extremamente veloz, tem resistência para correr muito tempo, consegue guiar um rebanho com cerca de 200 animais substituindo de 3 a 4 pessoas na lida, trabalha por horas, faz agility com perfeição, aprende comandos rapidamente, é um cão muito focado em que trabalhar é sua verdadeira felicidade, por isso não é indicado para famílias tradicionais que não tem tempo! Então leia nosso artigo para descobrir TUDO sobre a raça BORDER COLLIE!

ASSISTA NOSSA ENTREVISTA COM BRENO PERRUCHO E SEU BORDER COLLIE POTTER

BORDER COLLIE – Cachorro workaholic

Como dito anteriormente, o Border precisa de muita atividade física e mental, está no sangue.

Criar um exemplar no quintal de uma família tradicional que trabalha o dia todo e não tem tempo para se dedicar a ele, é uma tortura para essa raça que nesse caso promete dar muito trabalho para seus donos,

poderá desenvolver problemas comportamentais graves, como hiperatividade, ansiedade constante, destruição, agressividade contra pessoas ou outros cães, depressão, etc

Para manter um Border Collie em casa com um comportamento e mente saudáveis, é necessário você dispor de tempo suficiente diariamente para gastar a sua energia e dar desafios.

Esportes para o Border Collie

    • Colocá-lo em treinamento com um adestrador para aprender truques novos e estimular sua mente com desafios.
    • Deixa-lo em creches para socializar e brincar durante o dia.
    • Passeios diários.
    • Fazer esportes caninos como: Agility, pastoreiro, frisbee, fly ball, freestyle (dança com cães).
    • Leva-lo em parques para correr solto, jogar bolinhas, permitir que ele nade em lagos e brinque com outros cães.
    • Ensina-lo a te acompanhar numa corrida de bicicleta ou a pé.

Em contrapartida, não quero dizer que você precisa praticar todas essas atividades com seu Border, são apenas ideias do que você pode praticar com ele.

Se você não puder suprir essa necessidade da raça e mesmo assim quer uma, não o culpe se ele te der muito trabalho.

Se você tem um, e não fez isso até agora, todavia sempre podemos melhorar, comece a dar mais atenção pra ele e você verá seu Border muito mais feliz!

Border Collie com a família

O Border se apega a todos da família, costuma ser muito dócil com pessoas, outros cães e com crianças, contudo é muito provável que seu Border tente “pastorear” naturalmente os outros rodeando as crianças ou animais com uma postura de atenção.

Como resultado pode assustar se ele tentar se aproximar ou até dar umas mordidinhas nos calcanhares de cães e crianças, trata-se do seu instinto natural para pastoreio.

Adestramento do Border Collie

Uma das características mais conhecidas da raça é sua impressionante inteligência!

Realmente, são muito rápidos para aprender e podem aprender nomes de mais de mil objetos, essa inteligência pode facilitar as coisas entre cão e dono, entretanto, também pode piorar muito.

Afinal, facilmente aprende a utilizar sua inteligência a seu favor e gera muita dor de cabeça para os donos, não se iluda, um cão muito inteligente poderá ser muito mais difícil de lidar!

Border Collie e sua pelagem

O Border pode ter inúmeras cores, as mais conhecidas são: preto e branco, marrom e branco, red merle, blue merle e tricolor.

A sua pelagem pode ser mais curta ou mais comprida, portanto necessita de escovações semanais para evitar nós.

Não é necessário banhos constantes, somente quando necessário!

Cuidados e saúde da raça

– Se atente para a quantidade e qualidade da alimentação, um cão esportista necessita de uma ótima ração!

– Não superestime seu Border, muitas pessoas abusam da inteligência desse canino fantástico, achando que eles são quase humanos e com isso o expõem a perigos desnecessários.

Tais perigos como: andar solto na rua, mesmo um cão adestrado e acostumado a ficar solto, pode te surpreender se algo sair fora do seu controle.

Seja responsável e mantenha seu Border na guia.

-Já sobre a saúde do Border, sua expectativa de vida é de 10 a 16 anos, e ele tem predisposição a ter displasia coxofemural, problemas oculares e alterações neurológicas.

– Leve seu Border de 1 a duas vezes por ano para fazer um check-up no veterinário para prevenir e detectar qualquer problema com antecedência!

Como adquirir um filhote

Procure canis especializados e registrados, conheça o local, peça laudos de saúde dos pais, passe um tempo com os cães.

Não deixe também de conversar com os donos do canil, tire duvidas e já reserve sua rotina para os treinos do border!

Nunca adquira filhotes de feirinhas e pet shops que não é permitido conhecer o canil, nem de criação de pessoas que não conhecem a raça.

Sendo assim você evita de financiar a exploração de pets que são fabricas cruéis de filhotes e criação fundo de quintal.

E principalmente evita cães com desvios comportamentais graves como medo e agressividade além de evitar doenças hereditárias!

Texto escrito por Ana Luisa Campos – Cão em Foco Educação Canina

Favor não replicar sem autorização

Sem Comentários

Postar Um Comentário

Fale Conosco