Meu cachorro só apronta! O que fazer?

Filhote Educado

Meu cachorro só apronta! O que fazer?

Se o seu cachorro só apronta e você não sabe o que fazer, o erro pode estar em você!
Afinal, muitas pessoas encaram os cães como se fossem humanos e, por saberem que se trata de uma espécie muito inteligente, acabam exigindo demais deles

Frequentemente criamos grandes expectativas em cima do comportamento dos peludos como se viessem ao mundo sabendo o que é certo ou errado.

Obviamente um cão não tem o mesmo raciocínio que um humano e não sabe como deve se comportar no mundo dos homens.

Os cães possuem instintos naturais herdados de seus ancestrais que vieram muitos antes de sua domesticação.

Um exemplo é a necessidade de usar sua dentição enquanto se desenvolve na sua primeira infância, irá roer materiais atrativos como:

Móveis, objetos de plástico, chinelos e o que mais estiver de interessante no alcance do pet, bem como, ocorre com as nossas crianças que necessitam de estímulos a todo momento e atividades capazes de drenar sua energia acumulada.

 Por falta de compreensão sobre a natureza dos cães (e seus instintos) as pessoas se frustram e acabam piorando esse contexto, gritando e agredindo seu pet

cachorro que apronta

Se não encontrar brinquedos ele procurará algo

Ao invés de oferecerem brinquedos e objetos corretos para educá-lo.

Já cheguei a pegar casos onde tutores diziam que seus cães regozijavam de prazer quando viam seus donos irritados com algo que os pets destruíam.

Sabemos que esse pensamento é originado da falta de conhecimento e que é bem comum.

Por isso, eu resolvi trazer algumas dicas para te ajudar.

Se o seu cachorro só apronta, veja o que fazer a seguir:

Não crie expectativas acerca do comportamento perfeito para o seu cão

Da mesma forma que não podemos nos frustrar com um gato por miar ao invés de latir

Não podemos esperar de um cão que ele seja um animal de comportamento inerte que não roa objetos ou cave buracos no seu jardim, por exemplo.

Devemos adquirir um animal de forma consciente, sabendo que cachorro apronta mesmo e tentar entender os motivos é o caminho.

Costumo dizer que se você quer um cão apenas por sua aparência magnífica e não quer lidar com as dificuldade, é melhor comprar um animal de pelúcia que será igualmente lindo, enfeita seu lar e nunca vai roer seus móveis ou sujar a sua casa.

O amor verdadeiro de um humano a um animal está atrelado a sua compreensão sobre os comportamentos instintivos que a espécie apresenta e não apenas à admiração inerente à sua aparência.

Quem nunca viu aquele dono de pássaros satisfeito e orgulhoso ao escutar suas aves cantando e sempre limpa a sujeira sem reclamar?

Ou aquela velhinha dos gatos que é simplesmente apaixonada pela delicadeza e fofura do bichano mas que também compreende quando ele está mais arredio?

Cachorro apronta! Mas ame e compreenda sua natureza

Esteja ciente sobre o comportamento que ele pode possuir ao longo da vida e principalmente até seus dois anos de idade, onde ele ainda é considerado um filhote.

Hoje em dia temos muito conhecimento sobre o comportamento animal disponível na internet ao seu alcance, sempre pesquise sobre a espécie e raça escolhida

O animal não nasce sabendo onde deve fazer suas necessidades e não deve apanhar por isso, assim como, não maltratamos um bebê que ainda está desfraldando.

Um cão saudável vai pular, roer, latir, destruir objetos e até demonstrar algum tipo de agressividade em algum momento. E isso é normal.

Eduque seu cachorro para que ele não apronte

Ao invés de focar no que seu cão está fazendo de errado, foque em mostrar o que é certo!

Os animais fazem tudo para chamar nossa atenção, aproveite isso e sempre recompense o bom comportamento ao invés de punir o mau comportamento.

Lembre-se que, se o seu cachorro só apronta, é porque ele não sabe que é errado e tampouco sabe o que você quer dele, então mostre!

O animal jamais deve ser maltratado por seu mau comportamento, por isso, sempre reforço a importância da educação inteligente e positiva de cães.

Isso não significa que é tudo muito fácil, assim como não é fácil educar uma criança (acredito que cães são bem mais fáceis), é necessário ter paciência com o tempo de aprendizagem do cão.

O tutor sempre será o responsável por ensinar seu cachorro a se comportar:

Seja aprendendo através de milhares de materiais disponíveis na internet sobre educação canina por exemplo, ou então procurando um profissional qualificado de adestramento na sua região. 

Para sabe mais sobre educação canina e adestramento positivo clique aqui.

 

Autoria: Ana Luisa Campos da Cão em Foco
Edição: Giovanna Galluzzi da Gallú Comunicação

 

Sem Comentários

Postar Um Comentário

Fale Conosco