American Staffordshire Terrier – Guia da raça

American Staffordshire Terrier

American Staffordshire Terrier – Guia da raça

O American Staffordshire Terrier é uma raça muito parecida com o Pitbull e frequentemente as pessoas confundem as duas, porém, são raças diferentes que são oriundas do mesmo cão, o Bull and Terrier!

Origem do American Staffordshire Terrier

 

Essa raça se originou nos estados unidos, ela é descendente do cão conhecido como Bull And Terrier, que eram muito utilizados como cão de briga

No início do século 20 quando esses primeiros cães ,ingleses chegaram aos USA se iniciou um processo progressivo de seleção visando superar esse condicionamento inicial que era fruto de cruzamentos selecionados com para rinhas.

Novos exemplares foram sendo selecionados visando um comportamento mais equilibrado.

Esses cães ainda eram conhecidos como American Pitbull Terrier, mas em 1936 a raça passou a ser aceita pelo AKC mas com outro nome e novas regras de conformação e de comportamento.

Nasceu aí o American Staffordshire Terrier que sob certo ângulo pode ser visto como um irmão do American Pit Bull, mas educado em Harvard.

Os Americans foram melhor selecionados. Antes o critério era ser ótimo nas rinhas. Mas agora o critério era outro. Os anos foram passando e hoje temos uma raça mais refinada.

 

O American Staffordshire Terrier e sua aparência

 

O Amstaff é um cão de porte poderoso, forte, musculoso, aparência equilibrada, sua altura é medida na cernelha, deve estar entre 43 a 46 para as fêmeas e 46 a 48 cm para machos e o peso deve ser proporcional!

Não existe padrão de peso, Várias cores são aceitas e lembre-se, o focinho dessa raça é sempre preto!

American Staffordshire Terrier

Esse cão adora correr e brincar ao ar livre

Energia do Amstaff

 

Esse é um cão muito rico em energia, brincalhão, determinado, mais equilibrado, um ótimo cão para uma família que mantenha um ritmo de energia alto

É uma raça que precisa passear e fazer exercícios, que precisa de brinquedos e ossos para roer, não é um cão sedentário, é um belo esportista!

Se manter seu Amstaff sem atividades ele destruirá sua casa, se tornará rebelde e hiperativo.

 

O American Staffordshire Terrier com a família

 

É um cão afetuoso que sempre busca atenção e brincadeiras, baba um pouco e gosta bastante de crianças

Mas supervisione o convívio sempre e eduque seu filho a brincar corretamente com o seu Amstaff, apesar de aguentar brincadeiras brutas, eles são cães brutos, acelerados e fortes, podem facilmente machucar enquanto brincam.

Por falar nisso, esteja preparado para ser atropelado, pisoteado, empurrado e babado pelo seu Amstaff, pois esses cães não têm noção da força que tem e nem noção de espaço

O convívio com eles é sempre uma aventura de muitos tropeções e desequilíbrio, o que torna tudo muito engraçado e divertido!

Além disso é um cão que sempre está disposto, sempre “sorridente” e feliz!

 

Os Amstaffs podem ser adestrados?

 

No adestramento eles são muito inteligentes, utilizando comida e brinquedos você consegue ensinar muita coisa para esses cães, apenas espere que ele te ignore ou que nem te escute caso esteja focado em alguma coisa!

Os Terriers são teimosos e determinados por natureza! Comece o treinamento deles quando eles tiverem de 2 a 3 meses, ensinando comandos e prevenindo problemas de comportamento, contrate um adestrador pra te ajudar!

Muito importante é socializar esse cachorro ainda filhote, com cães, leve-o a parques para brincar o máximo possível

Acostume-o sempre a ser amigável com outros cães e animais para diminuir riscos de problemas futuros, pois apesar de mais sociável do que os Pits, a raiz da rinha ainda existe!

 

Essa raça pode ser um cão de guarda?

 

Um ótimo cão para esportes, família e porque não para guarda?

Apesar de não ter sido criado para esse fim, além de, muitos serem extremamente dóceis com as pessoas, alguns Amstaffs são ótimos guardiões

Mas isso deve ser ensinado por um ótimo profissional de adestramento, pois puxar a agressividade de um exemplar sem conhecimento, vai estragar o seu cachorro, deixa-lo medroso ou ele vai perder o controle e se tornar um perigo para a sociedade!

Caso sua principal intenção seja um cão de guarda, pesquise outras raças que são melhores que o Amstaff, pois levando em consideração a maioria da raça, perdem pontos nesse quesito.

 

Cuidados essenciais para o American Staffordshire Terrier

 

Os cuidados com os Amstaffs são mais referentes aos exercícios e atividades diárias:

  • Passeios no mínimo 2 x por dia de 1 hora de caminhada constante
  • Muitas brincadeiras como: Correr atras de bola, mordedores pendurados, enriquecimento ambiental, ossos para que possa roer, etc
  • Cuidado com a alimentação, verifique a quantidade certa e escolha uma ração de qualidade para que ele tenha uma saúde de ferro

Saúde de ferro do Amstaff

 

É um cachorro muito saudável no geral, embora dependendo das linhas de criação, tenham uma ligeira tendência a:

Desenvolver cataratas, problemas de coração ou displasia de quadril ou joelhos

Sempre leve seu cachorro no veterinário pelo menos 1 x ao ano para vacinações e monitoramento da saúde.

 

Aonde comprar meu filhote de Amstaff?

 

Resolveu que quer um filhote? Procure canis especializados, pergunte os objetivos da criação e certifique-se que não são utilizados para rinha, porque pasme, isso ainda existe!

Não compre em sites da internet, nem em feirinhas ou petshops que não permitem que conheça o local da criação, vá pessoalmente conhecer e conversar com o criador,

Veja o estado dos cães e higiene do local!!

Artigo escrito por Ana Luisa Campos da Cão em Foco

*Favor não reproduzir sem prévia autorização*

Sem Comentários

Postar Um Comentário

Fale Conosco